Dicas e Orientações para um bom Banho de Sauna

 - Comece com um bom banho de chuveiro, esfregue todo o seu corpo, de preferência com bucha vegetal. 

 - Quando a temperatura interna do recinto estiver ideal, entre no ambiente levando consigo uma toalha ou assento próprio para cobrir a bancada. É muito mais higiênico.. 

 - Procure relaxar no interior da sauna, sinta a transpiração fluir e de vez em quando respire fundo, principalmente no vapor, é ótimo para as vias respiratórias.

 - Não existe um limite de tempo de permanência mínima ou máxima para a sauna, afinal cada indivíduo possui um organismo próprio, por isso o seu limite é você quem vai determinar. Quando o calor já o estiver incomodando, é hora de refrescar-se.

 - Você pode também mergulhar numa piscina, rio ou lago, ou ainda, resfriar-se naturalmente relaxando fora do recinto, até mesmo ao relento. É importante que cada sessão de sauna seja seguida por um contraste (banho frio). Molhe primeiro os pulsos e a nuca e sempre mergulhe de pé para evitar choque térmico.    

 - Na sauna a vapor, a aromatização do ambiente pode ser feita diretamente no vapor. Para isso, basta o acoplamento de dosadores de essência ou a adição de folhas.  

 - É muito saudável e relaxante alternar várias vezes o banho de sauna, e você pode fazer quantas vezes quiser.   

 - Os degraus da sauna vão lhe dar opção de escolha da temperatura. Quanto mais alto mais quente.  

- Os respiros da sauna seca têm a finalidade de ventilar o forno, oxigenar e distribuir o calor no ambiente. O respiro inferior, próximo ao forno, deve permanecer sempre aberto. Já o respiro superior você pode fechar, se preferir, porém, a cada 10 minutos ele deve ser aberto por alguns instantes para troca do oxigênio. 

 - Depois de banhar-se na sauna você precisará de um bom refresco, água, chá gelado, suco de frutas, vinho branco ou até mesmo uma cerveja, mas nada em excesso. Se quiser comer algo prefira saladas ou comidas leves. 

 - Banhe-se usando sabonete natural e cubra com tecido leve e também natural (algodão, linho ou juta). Sente-se confortavelmente e relaxe tomando sua bebida, lendo ou ouvindo música. Vista-se após sua temperatura corporal ter voltado ao normal. Não esqueça que seus órgãos internos passam pelo mesmo processo de aquecimento, e seu resfriamento é mais lento, daí a razão desse repouso.  

 - Evite comer ou ingerir bebidas alcoólicas antes de seu banho de sauna.  

 - Pessoas com problemas cardíacos ou de pressão devem consultar seu médico para que o mesmo o oriente quanto aos seus limites na sauna.   

- Tome no máximo 3 sessões de sauna por dia e 3 vezes por semana.   

 - Mantenha a sauna sempre limpa e ventilada.   

 - Use sua sauna não apenas como uma fonte de saúde e energia física, ela é ótima para a mente e para o espírito, aprenda a usufruir o máximo dela. E um ótimo local para reuniões, inclusive de negócios, com amigos e sua família.

 - Não é recomendado para menores de 14 anos.

Boa Sauna!